São mais de 2 mil mortos na Ucrânia, segundo Serviço de Emergência

Desde o início da invasão russa ao território ucraniano, mais de 2 mil cidadãos do país morreram, segundo o Serviço de Emergência do Estado (SES) da Ucrânia. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 2.
“Por mais de 160 horas, a Ucrânia e todo o povo ucraniano têm se defendido contra o ataque insidioso e cínico da Rússia e de Belarus, e cada hora é a vida perdida de nossas crianças, mulheres e defensores”, informou em comunicado publicado no Facebook.
Durante esse tempo, a Rússia destruiu centenas de infraestruturas de transporte, habitações, hospitais e escolas na Ucrânia. “Mais de 2 mil ucranianos morreram, sem contar nossos defensores”, informou o SES.
“Hoje, os principais esforços dos socorristas é para resgatar feridos. Mais de 150 pessoas foram salvas, 400 incêndios foram extintos depois do bombardeio inimigo e 500 pessoas foram evacuadas” indicou.
O governo da Rússia informou nesta quarta-feira, 2, que tomou Kherson. A cidade ucraniana fica a 570 quilômetros da capital Kiev. “Divisões das Forças Armadas assumiram o controle total do centro regional de Kherson”, afirmou o porta-voz do Ministério da Defesa, Igor Konashenkov, em um pronunciamento.
“As negociações continuam com o comando russo e a administração local para resolver questões relacionadas à operação das instalações de infraestrutura social, bem como para garantir a ordem e a segurança da população”, disse Konashenkov. O conflito entre a Ucrânia e a Rússia chegou ao sétimo dia.
Apesar do anúncio, o prefeito de Kherson, Igor Kolykhayev, negou a afirmação do porta-voz russo e disse que o local ainda sob controle ucraniano. Segundo ele, militares russos fecham o cerco sobre o local. Atualmente, Kherson tem aproximadamente 200 mil habitantes e é uma cidade portuária.
Fonte: https://revistaoeste.com/