Cotada para ministério, Tebet encontra Lula, mas deixa reunião sem se pronunciar
As pastas do Meio Ambiente ou do Planejamento são as mais discutidas para o comando da senadora; na quinta-feira (22), Lula anunciou 16 nomes para os ministérios do novo governo e deve anunciar mais 16 na próxima semana
Simone Tebet (MDB) se encontrou com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por volta das 10h30 desta sexta-feira (23) para uma reunião em Brasília.
A senadora é cotada para as pastas do Meio Ambiente ou do Planejamento e esteve presente com Lula por cerca de 40 minutos para tratar do ministério que pode assumir a partir de 2023. A assessoria de Tebet informou que ela não deve se pronunciar sobre o assunto hoje.
Na quinta-feira (22), Lula anunciou 16 nomes para os ministérios do novo governo. Faltam mais 16 pastas para serem definidas.
Interlocutores do governo e aliados de Tebet afirmam que a senadora se sentiria confortável para assumir a pasta do Meio Ambiente somente caso Marina Silva (Rede-SP) assuma o posto de autoridade climática, para não tomar um lugar que considera ser mais natural para Marina.
Anteriormente, Tebet demonstrou interesse em ocupar a pasta do Desenvolvimento Social, cujo comando foi delegado ao ex-governador e senador eleito Wellington Dias (PT-PI).
Caso assuma a pasta do Planejamento, Tebet servirá como fiadora do governo Lula junto ao mercado financeiro e agentes econômicos, uma vez que parte significativa do empresariado demonstrou apoio à então candidata à presidência da República no primeiro turno das eleições deste ano.