Estados Unidos vão enviar 31 tanques Abrams para a Ucrânia
O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que isso não representa uma ofensiva americana à Russia. Anúncio ocorreu após a Alemanha decidir mandar tanques Leopard 2 para a Ucrânia.
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (25) que fornecerão 31 tanques de batalha M1 Abrams para a Ucrânia em questão de meses, uma decisão que ajudou a quebrar um impasse diplomático com a Alemanha sobre a melhor forma de ajudar Kiev na guerra contra a Rússia.
O presidente Joe Biden disse que os tanques são necessários para ajudar os ucranianos a “melhorar sua capacidade de manobrar em terreno aberto”.
Biden agradeceu à Alemanha por sua decisão de fornecer à Ucrânia tanques Leopard 2.
“A expectativa por parte da Rússia é que vamos nos separar”, disse Biden sobre os aliados dos EUA e da Europa. “Mas estamos totalmente, total e completamente unidos.”
Os Estados Unidos estavam resistentes com a ideia de enviar os tanques Abrams, que são difíceis de manter. A decisão de hoje ocorreu após a Alemanha anunciar que enviará seus tanques Leopard 2, que são mais adequados para a Ucrânia.
O presidente dos EUA ressaltou que essa decisão não é uma declaração de guerra: “Isso não é uma ameaça ofensiva à Rússia”, disse.