CPRH revela causa de manchas na Praia de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes
O caso foi noticiado nessa terça-feira (1º) pelo JC, após moradores da região denunciarem um forte odor nas águas
A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) divulgou, nesta quarta-feira (2), que as manchas que apareceram na Praia de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, foram causadas pela presença de esgoto e de sargaço.
A análise feita pelo órgão na água do mar descartou que o problema tenha sido provocado por floração de algas, que era uma das hipóteses trabalhadas. O caso foi noticiado nessa terça-feira (1º) pelo JC após moradores da região denunciarem um forte odor nas águas.
Diante desse resultado, a CPRH afirmou que continuará “acompanhando o trabalho que está sendo realizado pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, pela Compesa a pela BRK no sentido de identificar as ligações clandestinas de esgoto na rede de drenagem, para que seja feito o serviço de interligação a rede de esgotamento sanitário existente na área.”
O esgotamento sanitário de Jaboatão dos Guararapes é considerado o 6º pior do país, segundo pesquisa de 2021 do Instituto Trata Brasil. Na cidade, há uma grande quantidade de imóveis que não estão ligados à rede de coleta, mas sim à rede de drenagem de águas pluviais, cujo esgoto não é tratado e jogado no mar de forma clandestina – o que configura um crime ambiental.
A regularização do esgoto é de responsabilidade da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), enquanto as fiscalizações devem ser feitas pelo poder municipal.
O problema é reconhecido por ambos, que alegam atuar para saná-lo. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a empresa BRK Ambiental, que possuem parceria público-privada, afirmam que a área citada pela reportagem já é contemplada com sistema de esgoto, e que os clientes que fizeram a “correta conexão à rede pública” estão usufruindo dos serviços de tratamento do esgoto doméstico.
Complementa, no entanto, que “boa parte dos imóveis ainda não está conectado, e, por isso, reforça a necessidade da ligação à rede, de forma a garantir a destinação apropriada.”
Fonte: https://jc.ne10.uol.com.br/
Manchas escuras e com odor apareceram na Praia de Candeias – FOTO: AFONSO BEZERRA/CORTESIA