Pele envelhecida por exposição solar

Evitando lesões e cuidados básicos para uma pele sadia

A exposição solar, devido à radiação ultravioleta, intensifica o envelhecimento da pele, processo chamado de fotoenvelhecimento.

A pele envelhecida pelo sol apresenta aspecto amarelado, enrugado e com lesões que podem ser pré-malignas, podendo causar câncer de pele. Sabemos que o Brasil é um país situado na zona tropical, e isto significa que a incidência do sol aqui é maior do que na maioria das outras regiões do mundo.

Peeling-de-Cristal (1)

 

Partindo deste princípio, os cuidados que devemos tomar com a proteção solar também merecem ser maiores, em prol de uma pele sadia e livre de lesões prejudiciais à nossa saúde.

Os sinais e as manchas na pele, além de serem questões meramente estéticas, também podem evoluir para lesões cancerígenas mais graves, como o Melanoma, câncer este que,se não diagnosticado antecipadamente, pode acarretar em metástase para outros órgãos e danos irreversíveis à saúde.

botox

É imprescindível o uso diário do protetor solar em uma freqüência de uso constante (cinco vezes por dia, a cada duas horas), no rosto, nos membros superiores, no pescoço, no tórax e nas costas, principalmente, para todas as tonalidades de pele. Até mesmo a luz de ambientes internos emite radiação que pode ser prejudicial.

Portanto, a proteção não deve ser feita apenas quando vamos tomar sol na praia, por exemplo.

Para lesões já instaladas no rosto ou em outras partes do corpo, procure sempre um Dermatologista.

Existem métodos eficazes para retirada de lesões, diminuição das manchas e das rugas (peelings, eletrocauterização, toxina botulínica etc.), além de cosmecêuticos, ácidos e clareadores. A pele é o maior órgão do seu corpo. Cuide bem dela e proteja-se.

Dr. Thiago Lima
Cremepe : 18477
e-mail: cris_melo86@hotmail.com
Insta : Clinicaacorpus
Fones : 81 9 9763-1933 / 81 9 9716-2874 / 81 3741-2008

No Comments Yet

Comments are closed