Circuito das Águas Paulistas

Por Miriam Petrone / Fotos: Divulgação

Por que viajar para o interior de SP?
Porque lá tem tudo o que você precisa e muito mais!

É claro que no interior de São Paulo temos muitas cidades, mas hoje quero falar um pouco destas nove cidades que compõem o Circuito das Águas Paulista dividido em estâncias turísticas, climáticas e hidrominerais. São elas Águas de Lindoia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro, todos localizados na macrorregião turística Estradas e Bandeiras, região turística Bem Viver.

Localizado na Serra da Mantiqueira o maior atrativo são as águas, conhecidas internacionalmente por seu poder curativo, além de ótimo clima e uma gastronomia ricamente composta pela região, e que, depende do prato pode até ser servida numa verdadeira louça de porcelana portuguesa.

Sem contar que todas contam com excelente infraestrutura hoteleira com hotéis de grande, médio e pequeno porte. Como é o caso do Biazi Grand Hotel, em Serra Negra, que hospedou a seleção brasileira para a concentração da Copa de 1950 e grandes personalidades. Inserido em mais de 320 mil metros de parque cuja suntuosidade está na imponência de suas instalações, onde o mármore italiano e as portas entalhadas são o ponto alto. Destacando-se, ainda, as inúmeras obras de arte que compõem o mesmo.

Na região o turista encontra opções de fontes e balneários, espalhados pelas cidades, onde pode relaxar ou mesmo contemplar a natureza com cachoeiras, rios e muito verde com cavalgadas nas diversas trilhas. Ao mesmo tempo, que é obrigatório, a visita a propriedades rurais com casarões, alambiques, sítios centenários, da época do auge do café, ou mesmo, uma parada nas diversas fontes naturais para se refrescar bebendo da mais pura água mineral natural.

Cada uma das nove cidades que compõem o Circuito das Águas tem sua particularidade, por isso, é impossível não visita-las. Posso colocar aqui inúmeras razões para serem visitadas, mas irei resumir com os predicados que fazem milhões de turistas procurarem-nas todos os anos.

Águas de Lindoia

aguas-de-lindoiaConhecida como a “A capital do termalismo brasileiro” é um dos mais importantes centros hidroclimáticos do mundo. As propriedades medicinais de suas águas atestadas por Dr. Francisco Tozzi em 1.909 e Madame Curie (Prêmio Nobel de Física) em 1.926 destacam-se na preservação e recuperação da saúde, com o turismo voltado para cura, repouso e lazer. O Balneário Municipal recebe milhares de pessoas em busca e cura de algum mal e oferece mais de 30 serviços. Tem uma ampla rede hoteleira.

 

Amparo

casa-do-artesanatoSua história está preservada nos casarios do centro, construções datadas do século XIX, nos edifícios de tradição clássica e nas casas de fazendas da época áurea do café. O turismo rural se destaca pela visitação a essas antigas fazendas do município.

São dez fazendas, uma do ciclo do açúcar e algumas do cafeeiro. Também recebe para o turismo Ecológico na Reserva Mundão das Trilhas onde há prática de esportes radicais. Casa do Artesanato com exposição permanente.

Holambra

holambra_517x345Conhecida mundialmente como a “Cidade das Flores” com um toque especial e um pedacinho da Holanda nesta pequena e notável cidade. Lá acontece a Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, realizada anualmente para dar as boas-vindas à primavera. Recebem anualmente mais de 300 mil visitantes. Por manter características, costumes e tradições holandesas a culinária não poderia ser diferente.

 

Jaguariúna

estacao-ferroviaria-jaguariunaHoje, além de ser conhecida nos quatro cantos do país como a “Capital do Cavalo”, por realizar há duas décadas a tradicional festa dos peões, e de inscrever seu nome no mapa do circuito nacional de rodeios ela oferece aos visitantes o tradicional passeio de Maria Fumaça, Centro Cultural que conta a história da Companhia Mogiana, turismo rural com vários ranchos que oferecem passeios a cavalo e charrete, aulas de equitação, trilhas e tirolesa, além da possibilidade de pesca. E ainda tem o privilégio de hospedar o exclusivo Naga Cable Park.  Único parque feito para prática de esportes aquáticos de alta performance da América Latina, construído com a tecnologia alemã de cabos suspensos. Lá, você pode praticar wakeboard, wakeskate, esqui aquático, slalom, banana, ou ate andar com prancha de surf, sem a necessidade de um barco. Por um valor bem acessível.

 

Lindoia

rio-do-peixeConsiderada como a “Capital da Água Mineral” porque de lá é extraído um volume de 40% da água mineral consumida no Brasil. Cercada pela beleza da Serra da Mantiqueira, com sua vegetação exuberante e o Rio do Peixe que passa ao longo do município, com trechos de cachoeiras, destacando a Ilha dos Amores, Ilha do Padre e as cachoeiras do Salto, dos Costas e dos Feixes. Compondo um cenário de extraordinária beleza natural. Tem como sua principal atração o Grande Lago, lugar perfeito para o ecoturismo e o turismo de esporte e lazer.

 

Monte Alegre do Sul

monte algre do sul_517x345Em Monte Alegre é possível a prática do turismo termal, turismo religioso, turismo rural, por meio de vários atrativos turísticos, rica em cultura popular e tranquila para se viver. Várias atrações para se fazer neste cidade: Rafting no rio Camanducaia, passeio de quadriciclo, Balneário Municipal, cachoeiras como a do Falcão e das Mostardas, fontes Bom Jesus, da Índia e de Caetano Sérgio Manfrini, centro histórico, com a maioria das construções do centro da cidade antiga, preservando o estilo arquitetônico colonial da época do café, Fazenda Salmo XXIII, Fazenda Presépio mecanizada, produção de cachaça – com mais de 50 alambiques.

 

Pedreira

pedreira_517x345A “Capital da Porcelana” está às margens do Rio Jaguari.  Também conhecida como a cidade dos artistas, maravilhoso recanto paulista, onde imigrantes italianos fizeram dela uma terra abençoada para se viver. Sua economia baseia-se na fabricação de utilidades em porcelana. além de porcelanas e louças, uma infinidade de artigos domésticos e de adorno, inúmeras peças artísticas e de decoração dos mais variados matérias, tais como: faiança, madeira, alumínio, vidro, plástico, cerâmica, gesso, resina, ferro, etc. As 250 lojas especializadas na venda desses produtos estão instaladas em pontos de fácil acesso, atendendo ao público inclusive nos finais de semana e feriados.

 

Serra Negra

disneylandia-dos-robosAs maiores atrações desta cidade são as ecléticas programações das férias de inverno e verão com atrativos culturais para todas as idades, além de eventos nos feriados prolongados como as encenações da Paixão de Cristo e do Auto de Natal. Mais de setenta hotéis-fazendas, pousadas e centros gastronômicos de alta qualidade, Serra Negra ostenta como ponto forte um grande centro comercial de malha e couro. Muitas fontes de águas minerais famosas por suas propriedades terapêuticas. Turismo rural e de aventura faz a procura para esta cidade ser o ano todo. A visita ao teleférico que leva até o Cristo Redentor é obrigatória. Disneylândia dos robôs onde tudo é feito com sucata. Muitos eventos marcam a temporada como: Encontro de motociclistas, evangélicos, congressos e outros.

 

Socorro

parque-dos-sonhosConsiderada uma cidade para todas as idades ela oferece mais de 20 opções de atividade de aventura: seja no ar, na agua ou na terra. Ainda encontramos Ecoturismo, Turismo Rural, Social, Histórico-Cultural, Turismo de Saúde, e de Compras, com dois grandes Centros de Compras de malhas e confecções que representam mais de 200 indústrias do segmento têxtil existentes na cidade, além do artesanato local. Também procurada por ter ganhado o título da “Cidade mais acessível do Brasil“ para turistas mais que especiais. A acessibilidade está também nos esportes, com hotéis e passeios preparados para receber estes turistas. O Hotel Fazenda Parque dos Sonhos (primeiro hotel a ganhar a certificação em acessibilidade) se transformou em um hotel adaptado, e foi um dos primeiros locais do Brasil adaptado a turistas com deficiência (paraplégicos, tetraplégicos, cegos, surdos, síndromes, etc) ou mobilidade reduzida (idosos, gestantes, obesos, anões, etc). Tem esportes para todos os gostos, tipos e desejos.

 

Acessem o Portal do Circuito das Águas para mais informações

www.circuitodasaguaspaulista.sp.gov.br

 

Biazi Grand Hotel

Rodovia Amparo | Serra Negra, Km 2.5

Bairro das Palmeiras | Serra Negra/SP

Fone: (11) 2950-6468 / (19) 3892-2000 / 2050 / 2075

www.biazigrandhotel.com.br

 

Hotel Fazenda Parque dos Sonhos

Estrada da Varginha, km 7 Socorro/SP

Fone: (19) 3855-2833 / (19) 3855-2704

www.parquedossonhos.com.br

 

Dica especial

Em Serra Negra encontramos a loja Felício Couros fabricante das lindas e modernas bolsas. Tudo feito artesanalmente e com esmero cuidado. Duas lojas para conveniência dos clientes uma no centro comercial e outra dentro do Biazi Grand Hotel. Preços compatíveis com os produtos. Os proprietários são muitos atenciosos. Vale a pena conferir as novidades.

Rua Cel. Pedro Penteado, 609 – Galeria Luiza – loja 5
Centro – Serra Negra/SP
Fone: (19) 3892-4390

No Comments Yet

Comments are closed