Meio Ambiente é foco de Ações em Agrestina

Por Wanessa Galvão / Fotos: Adriano Monteiro

O desenvolvimento de projetos que despertam a conscientização ambiental e destacam os benefícios do uso adequado dos recursos naturais está sendo uma das principais características da gestão do prefeito de Agrestina, Thiago Nunes. Através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, a Prefeitura de Agrestina tem promovido ações que focam no respeito à natureza e na importância da preservação da fauna e da flora nativa.

meio_ambiente_agrestina_1
Projeto “Conhecer para Preservar” na Serra do Jardim.
Reserva Ecológica Serro Azul.
Reserva Ecológica Serro Azul.

Lançado no dia 05 de junho, o projeto Agrestina Mais Verde é a mais nova iniciativa da Prefeitura para garantir aos moradores uma melhor qualidade de vida aliada a conscientização ambiental. A ação, que vai contemplar a cidade e a zona rural do município, vai realizar o plantio de mais de 10 mil mudas de árvores e será feita em duas etapas: na primeira, serão plantadas cinco mil árvores, priorizando as áreas das margens do Rio Mentirosos e a zona urbana da cidade; na segunda, que será cumprida até o fim de 2016, mais cinco mil mudas serão plantadas, dessa vez nos distritos do município.

As mudas terão o tamanho mínimo de 1,5m e irão ajudar a recompor a mata ciliar (vegetação que cresce ao longo dos rios e córregos), protegendo os espelhos d’águas através da redução da evaporação. O melhoramento das condições climáticas, bem como da qualidade do ar e a criação de áreas sombreadas para pedestres também estão entre os benefícios do projeto. Ipê amarelo, roxo e branco, Flamboyant, Nim, Acácia e Ingá estão entre as espécies de árvores que serão plantadas pela cidade no projeto Agrestina Mais Verde.

meio_ambiente_agrestina_8
Parque Ambiental de Agrestina.

Essas árvores também passarão a fazer parte do cenário paisagístico de Agrestina graças à construção do Parque Ambiental João Alves da Silva Neto. O espaço está em fase de conclusão e os últimos retoques estão sendo dados para que a inauguração, ainda sem data definida, seja feita. O Parque contará com alguns brinquedos para crianças e viveiro de pássaros, e promete ser um lugar especial para as famílias se reunirem durante os finais de semana e feriados.

Prefeito_Thiago_Nunes
// Prefeito Thiago Nunes mostra-se engajado em garantir uma cidade mais arborizada e consciente da utilização dos recursos naturais.

O prefeito Thiago Nunes, que desde o início da sua gestão, em 2013, buscou dar atenção e promover projetos de conscientização ambiental, destacou essa iniciativa como sendo uma característica importante do seu governo. “O desenvolvimento de um município só é possível com a integração do desenvolvimento econômico com o humano, eles têm que andar de mãos dadas”. Cabe a Prefeitura então oferecer a todos um lugar melhor para se viver, com empregos, oportunidades de qualificação, novos espaços de lazer e iniciativas que garantam uma qualidade de vida melhor para a população também em longo prazo – e é isso que estamos fazendo”, disse o prefeito.


Conhecer para Preservar

Outro projeto lançado este ano com foco no meio ambiente foi o Conhecer para Preservar, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Agrestina e o CPRH – Secretaria Estadual de Meio Ambiente. A principal intenção do projeto é implantar a Política Municipal de Preservação do Ecossistema de forma dinâmica e educativa. Dessa forma, estão sendo realizados mensalmente passeios educativos gratuitos onde os participantes estão tendo contato com a natureza e aprendendo mais sobre a vegetação nativa.

meio_ambiente_agrestina_6
Projeto Conhecer para Preservar.

O primeiro encontro aconteceu em maio Aproximadamente 30 pessoas participaram de uma trilha rumo a Serra do Jardim, na zona rural de Agrestina, acompanhadas de guias e especialistas em geologia, história e biologia. O passeio contou rodas de diálogo e com palestras sobre assuntos variados, como o clima e as características da paisagem e a importância histórica da Serra do Jardim.

meio_ambiente_agrestina_7No mês de junho o passeio ecológico contemplou mais 30 pessoas e foi realizado na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Serra do Urubu, no município de Lagoa dos Gatos. Dessa forma, o passeio integrou a Semana do Meio Ambiente, que realizou palestras educativas e plantou mudas de árvores nas escolas da rede municipal de ensino com ajuda dos próprios alunos.

meio_ambiente_agrestina_4Preservando ainda mais – Agrestina recebeu no mês de maio a visita de técnicos da Agência Estadual do Meio Ambiente – CPRH. A equipe reuniu-se com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Wlademir Félix, a fim de discutir os pormenores da intenção de tornar a parte da Serra do Jardim pertencente à Agrestina em uma reserva ecológica. Após o encontro, o grupo subiu a Serra do Jardim e pode conferir por completo a área que pode vir a se tornar uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

Lá é possível conferir um raro tipo de eco região: o brejo de altitude. Em Serra do Jardim, devido à elevada altitude, criam-se todas as condições necessárias ao desenvolvimento de uma flora que reúne tanto características da Mata Atlântica quanto da caatinga. Como espera-se que o processo seja finalizado com sucesso, em breve Serra do Jardim será a segunda reserva particular de Agrestina, que já abriga a RPPN Serro Azul, que está em fase de homologação.

 

No Comments Yet

Comments are closed